7kW! Simples assim! Mas porque?
Os carregamento de carros elétricos de maneira segura segue as normas IEC. Elas prevêm 3 tipos de carga:
AC em tomada comum: Corrente Alternada Limitada a 16A atingindo 2kW em 127V ou 3.5kW em 220V.
AC com tomada IEC Tipo 1 ou 2 com pino piloto: Limitada a 32A. Em monofásico atinge 4kW em 127V ou 7kW em 220V. Em trifásico atinge 22kW em 380V mas, neste caso apenas com Tomada Tipo 2.
DC com tomada IEC Tipo 1 ou 2: Neste caso o limite de corrente é dado pelo carro. Esta é a carga rápida ou ultrarrápida encontrada em pontos de recarga pública.
Os primeiros critérios são econômicos e de segurança: Não é economicamente viável nem razoável ter um carregador DC em casa.
Depois vamos ao critério de infraestrutura disponível: Usualmente não há alimentação residencial com 380V. O tipo de alimentação mais comum disponível é 220V monofásico ou trifásico. A carga em 127V é muito lenta.
Por fim o critério do carro: O limitador do processo de carga AC é o modulo do carro. Este módulo é quem controla o carregamento do carro e gerencia a bateria. A maior parte dos carros a venda no Brasil tem módulos de 3.6kW para os hibridos 7kW para os elétricos puros e alguns têm módulos de 11kW e pouquíssimos 22kW.
Como a carga de 7kW é totalmente suficiente para carregar os carros de passeio (veja o post sobre isso) e o carregador de 7kW é o mais acessível no mercado, recomendamos a instalação deste. Mas, se o seu carro tem um módulo de 11kW ou 22kW e você tem alimentação em 380V trifásico e você puder investir mais, pode instalar o carregador de 22kW.
Além de escolher o carregador, você precisa ter certeza que a instalação será feita de acordo com as normas NBR aplicáveis. Se você mora em condomínio, deve pagar pela energia que consome para não onerar os demais condôminos. Para saber mais sobre isso fale com a Power2go. Somos especialistas em carga de veículos elétricos em condomínios!